FISIOTERAPIA

Através de profissionais capacitados, após avaliação médica / fisioterapêutica , são desenvolvidos planos de tratamento onde se utilizam recursos de eletroterapia e cinesioterapia para o desenvolvimento do tratamento adequado para cada paciente.




ELETROTERAPIA

Dispomos dos mais diversos recursos de eletroterapia para atender as necessidades de cada paciente em sua reabilitação. Abaixo alguns dos objetivos do uso destes recursos:

T.EN.S E CORRENTE INTERFERENCIAL

Estimulação através de corrente elétrica de baixa ou media frequência na superfície da pele para estimular as fibras nervosas obtendo o alívio da dor.

F.E.S , Corrente Russa e Microcorrentes

Estimulação neuro-muscular para provocar contração do músculo com o objetivo de obter retorno venoso e linfático e reestabelecer trofismo , força, e resistência muscular. Auxilia a reeducação da função do músculo.

Ultra-Som

Geração de vibrações mecânicas de alta freqüência transmitindo ondas ultra-sônicas. Dentre os efeitos que podem ser obtidos com este recurso estão; analgesia, aceleração da resolução do processo inflamatório, micro-massagem tecidual através da remodelação do tecido colágeno e aumento da perfusão sanguínea local.

Laser

Bioestimulação onde a emissão de luz se faz a partir da estimulação da matéria, através do fornecimento de energia aos átomos. Possui efeitos como; analgesia, antiedematoso, antiinflamatório e cicatrizante.

Terapia Combinada

Combinação da eletroterapia somado ao ultra-som, capaz de diagnosticar e tratar dores crônicas miofasciais da coluna vertebral e membros, através do cabeçote do aparelho é feita uma varredura pela região de queixa de dor em busca de trigger points ativos responsáveis pelo processo fisiopatológico de patologias como tendinites, síndrome dolorosa miofascial, bromialgia, distrofia simpática reflexa, cervicalgias e lombalgias de caráter muscular.

CINESIOTERAPIA

Além dos recursos de eletroterapia é fundamental para o reestabelecimento completo da saúde o que chamamos de cinesioterapia. A cinesioterapia engloba uma série de exercícios físicos como os que seguem:

Exercícios locais e globais

Objetivo reestabelecer ou manter a amplitude de movimento, correção postural e atitudes viciosas inadequadas, trofismo, força contrátil, resistência, potência, circulação, condicionamento, estabilidade articular, equilíbrio, coordenação motora, conscientização, esquema corporal.

Alongamento

Objetivo de melhorar ou manter a flexibilidade do músculo. Bem indicado para situações de encurtamento muscular, contratura muscular, após imobilização prolongada, mobilidade restrita, deformidades ósseas congênitas ou adquiridas, prevenção no risco de lesões músculo tendíneas e alterações posturais.

Fortalecimento Muscular

Objetivo de ganho de massa muscular ( através da hipertrofia de fibras musculares e do aumento do recrutamento de unidades motoras ), resistência e potencia. Comumente indicado em situações de fadiga , disfunção física geral , desuso e imobilização prolongada que podem levar a fraqueza muscular.

Reeducação Proprioceptiva

Objetivo de prevenção de novas lesões, melhora da percepção e agilidade. Se utiliza de posições e estímulos proprioceptivos com a finalidade de exercitar as terminações nervosas (receptores) para obter de maneira automática ou reflexa as contrações musculares, com objetivo de proteção e aprendizado do movimento ou gesto esportivo.

Reeducação Funcional

Objetivo de reinserir o indivíduo nas suas atividades de vida diária. Trabalha por exemplo atividades da posição deitada para sentada, sentada p/ descarga de peso, treino da marcha, atividades dos membros que auxiliam na autonomia e desenvolvimento pessoal.